Tatiane Colombo
Mestranda em Teoria e Filosofia com ênfase em Sistemas de Justiça, Aspectos Constitucionais e Processuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), MBA em Gestão Judiciária pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá e Especialista em Jurisdição Civil pela Universidade Cândido Mendes (UCM). Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Mato Grosso e pesquisadora.
E-mail: tatiane.colombo2015@gmail.com


09
MAIO
2022
JUVENTUDE, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
A juventude mundial vem se preocupando cada vez mais com a saúde do planeta e dentro deste o que se observa são ações ajuizadas em vários países e ativistas ambientais que cobram soluções às questões climáticas e a preservação do meio ambiente.
Falar sobre crise ambiental parece repetitivo, no entanto, a questão afeta as relações entre o homem e o planeta Terra, falar de direito ao meio ambiente saudável é fundamental aos direitos humanos e ultrapassa as fronteiras na medida em que o conjunto das agressões ao meio ambiente impactam ao planeta como um todo, não há que se falar em fronteiras, mas na necessidade da sobrevivência da humanidade e do próprio planeta Terra, exigindo uma nova postura.

04
JULHO
2022
ATUAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO NOS DESASTRES AMBIENTAIS
A atuação do Poder Judiciário de forma preventiva e repressiva nos casos de desastres ambientais no Brasil guarda conexão com a evolução da preocupação com o meio ambiente; o tema ganha força ao se relacionar intrinsecamente com a sustentabilidade da vida humana no planeta.
Para que os atores envolvidos possam chegar às decisões de forma mais justa nestes eventos, eles precisam conhecer a legislação ambiental interna e internacional, além dos tratados e das convenções os quais o Brasil é signatário, anexando o tema dos direitos humanos ao direito ambiental sustentável com vistas a garantir uma vida mais digna a todos.

29
AGOSTO
2022
SOCIEDADES RESILIENTES, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CATÁSTROFES AMBIENTAIS
O cenário de riscos ambientais globais e a necessidade de se desenvolver a responsabilidade social na proteção dos direitos humanos, especialmente no direito humano à vida, trazem a importância de um novo olhar pelo qual se discuta a governança ambiental e a relação do homem com o meio ambiente, para a sua preservação, a mitigação de danos e a administração dos recursos existentes.
.

03
NOVEMBRO
2022
OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
As mudanças climáticas mundiais são hoje o maior desafio na construção de um futuro para a vida saudável no planeta, pois apresentam questões emergenciais que implicam na construção de uma sociedade resiliente, com responsabilidade social e voltada à proteção dos direitos humanos.
Estamos chegando a um ponto em que se configura a irreversibilidade da situação, daí a necessidade de um esforço coletivo multidimensional – local, regional, nacional, global – para enfrentarmos os riscos climáticos que já afetam a humanidade de maneira transfronteiriça.