
Laboratório de Estudos e Pesquisas Avançados em Direito Internacional e Ambiental
O Laboratório de Pesquisas Avançadas em Direito Internacional e Ambiental (LEPADIA), coordenado pelo Prof. Dr. Sidney Guerra, apresenta-se como um Laboratório vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPDG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que pretende desenvolver pesquisas e extensão nas áreas do Direito Internacional e Ambiental.
Nossos principais objetivos são:
(a) Criar e desenvolver uma plataforma crítica a ser consultada por acadêmicos, poder público e tomadores de decisões nas áreas do direito internacional e ambiental;
(b) Construir vínculos institucionais, convênios e redes de pesquisa;
(c) Desenvolver ações que possibilitem o envolvimento de setores da sociedade civil com a academia, visando estreitar as relações existentes nas áreas do conhecimento relativas ao LEPADIA (Internacional e Ambiental) que, por vezes, apresenta-se de maneira distante; e
(d) Criar um núcleo que esteja apto a fomentar a interrelação necessária entre a graduação e a pós-graduação, com participação de investigadores internacionais e de outras IES da República Federativa do Brasil.
Colunistas do Lepadia

21
NOVEMBRO
2022
Por Murilo Carto Quirino
Mestrando no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás - UFG.
E-mail: murillo_cq@hotmail.com
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AGENDA 2030
A Agenda 2030 é um documento consubstanciado em um plano de ações. Foi elaborada em 2015, no âmbito da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de promover uma verdadeira revolução na relação entre o homem e o planeta.
O documento tem amplo apoio dos Estados-membros da referida Organização e visa angariar também a participação de outros agentes internacionais, como organizações internacionais, organizações não governamentais, empresas multinacionais, além da própria sociedade civil organizada.